Pesquisadores descobrem como transformar os tipos sanguíneos para permitir mais transfusões

Banco de imagens de Elnur / Shutterstock

Segundo a Cruz Vermelha, alguém precisa de uma transfusão de sangue a cada dois segundos nos Estados Unidos, razão pela qual as organizações de saúde nos lembram constantemente que doar sangue é importante. As doações contínuas são necessárias não apenas para manter um bom suprimento mundial – o sangue só pode ser usado por um tempo limitado após a doação -, mas também para assegurar que todos os tipos sanguíneos estejam prontamente disponíveis. Agora, em um avanço impressionante, cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica descobriram uma maneira de converter o sangue em um tipo que pode ser aceito por quase todos os pacientes.

Como a maioria de nós sabe, os humanos têm tipos sanguíneos divididos em quatro grupos principais – A, B, AB e O. As pessoas com o tipo O são consideradas doadores universais, pois seu sangue é compatível com pessoas com A +, B +, AB + ou O + sangue. Para colocar isso em perspectiva, 75% da população tem sangue Rh positivo. Ter mais sangue do tipo O prontamente disponível significa menos preocupação quando as transfusões são necessárias. Os pesquisadores conseguiram converter o sangue tipo A em sangue tipo O usando bactérias intestinais, uma descoberta que pode ter impacto em milhões de pacientes que necessitam de transfusões de sangue.

Embora a transformação só tenha ocorrido em uma placa de Petri e mais pesquisas sejam necessárias para torná-la um método viável para os pacientes, a comunidade médica já está entusiasmada com as possibilidades. O pesquisador de pós-doutorado Peter Rahfeld e uma equipe de colegas são responsáveis por encontrar uma maneira de quebrar os antígenos que causam incompatibilidade sanguínea usando uma enzima bacteriana do intestino humano.

Para tornar mais claro, os grupos sanguíneos são determinados pela presença de dois antígenos (A e B) na superfície dos glóbulos vermelhos. Se você tem sangue tipo A, você tem antígenos A em seus glóbulos vermelhos e, portanto, só pode receber sangue de uma fonte que também tem antígenos A (tipo A) ou antígenos neutros (tipo O). Obviamente, isso é bastante limitante, pois elimina 50% das possibilidades do tipo sanguíneo. Se você é do tipo O, você pode doar para todos, mas você só pode receber do tipo O, já que todos os outros tipos de sangue contêm antígenos que serão rejeitados pelo corpo.

Em seu experimento, antígenos no sangue tipo A foram transformados de antígenos A em antígenos H – um antígeno neutro encontrado no sangue tipo O. Depois de cultivar uma bactéria chamada Flavonifractor plautii de fezes humanas, a equipe isolou duas enzimas que podem remover componentes do antígeno A, convertendo-as efetivamente no antígeno H neutro. Quando adicionado ao sangue tipo A, as enzimas transformaram os antígenos, criando sangue tipo O que poderia ser aceito por qualquer um que fosse Rh positivo.

“A capacidade deles de converter completamente A a O do mesmo tipo de rhesus em concentrações muito baixas de enzimas no sangue total simplificará sua incorporação à prática de transfusão de sangue, ampliando o suprimento de sangue”, escrevem os pesquisadores.

Os cientistas agora continuarão suas pesquisas para garantir que as enzimas eliminem completamente todos os traços do antígeno A. Se bem-sucedidos, eles poderiam efetivamente dobrar o suprimento de sangue, tornando o sangue tipo A disponível para qualquer pessoa que precise de uma transfusão.

h / t: [Notícias Médicas]

Via: My Modern Met

Compartilhe, se você quer doar sangue!