Cientistas Descobrem Que Seu Cérebro Fica Meio Acordado Quando Você Dorme Em Um Novo Lugar

Foto: Banco de fotos de FIZKES / Shutterstock

Você já acordou depois de dormir em um novo lugar e sentiu como se quase não dormisse? Este fenômeno é chamado de Efeito da Primeira Noite (FNE), referindo-se à qualidade inferior do sono humano durante a primeira noite em um novo ambiente. Os pesquisadores do sono têm buscado a raiz fisiológica da FNE em humanos. Em um artigo recente publicado na Current Biology, uma equipe de cientistas da Brown University anunciou que descobriu uma fonte de FNE: o cérebro humano não dorme completamente durante a primeira noite. Liderado por Masako Tamaki, o estudo descobriu que um dos hemisférios do cérebro permanece alerta e vigilante para estímulos estranhos.

Os pesquisadores estudaram 35 assuntos adormecidos usando técnicas avançadas de neuroimagem e polissonografia (uma técnica que monitora ondas cerebrais, movimentos oculares e outras métricas do sono). Na primeira noite em um novo ambiente, os pesquisadores descobriram que os cérebros dos indivíduos mostravam “assimetria inter-hemisférica regional da profundidade do sono” em seu primeiro ciclo de sono. Isso significa que um hemisfério do cérebro (geralmente o esquerdo) mostrou mais atividade que estava principalmente focada na rede de modo padrão (DMN). O DMN inclui seções do cérebro responsáveis por sonhar acordado e outros padrões de pensamento do ambiente durante o descanso acordado. Essas áreas ativas em um hemisfério significam que metade do cérebro tem uma profundidade de sono significativamente menor. Como resultado, os pesquisadores chamaram o alerta DMN de “vigília noturna”.

Os pesquisadores também testaram os tempos de reação dos hemisférios de sono e alerta. Eles descobriram que o hemisfério com menos sono respondia a estímulos – como um cachorro latindo ou batendo uma porta – mais rapidamente do que a metade do cérebro em sono profundo. Por esse motivo, os pesquisadores não apenas postulam que o hemisfério semi-alerta é a razão do FNE, mas que o próprio FNE é uma manifestação do cérebro humano mantendo uma “vigília noturna” em um novo ambiente. Outros animais, como os golfinhos, usam o sono parcial como forma de permanecer alerta para predadores ou outras ameaças. Tamaki e a equipe de pesquisadores suspeitam que a descoberta da profundidade assimétrica do sono em humanos provavelmente tenha uma função semelhante. Na primeira noite em um novo ambiente, só faz sentido que nosso cérebro permaneça mais alerta para ajudar a nos proteger.

Se quiser ler o artigo, você pode encontrá-lo no site da Current Biology.

Uma equipe de pesquisadores da Brown University descobriu o motivo pelo qual você não dorme bem em lugares estranhos: metade do seu cérebro permanece alerta e vigilante como mecanismo de proteção.

Foto: Stock Photos de NELLI SYROTYNSKA / Shutterstock

Os pesquisadores acreditam que essa atividade cerebral explica o Efeito da Primeira Noite que muitos experimentam dormindo em novos lugares.

Foto: Stock Photos de HANK GREBE / Shutterstock

h / t: [Ciência popular]

Compartilhe se curtiu essa noticia!

Via: My Modern Met